a china além da china
breves destaques

Depois de Hong Kong, Macau também encerra representação em Taiwan

June 16, 2021

Depois de Hong Kong, Macau também encerra representação em Taiwan

Depois de no mês passado Hong Kong ter suspendido o funcionamento da sua representação em Taiwan, Macau segue agora os mesmos passos. A não aprovação dos documentos dos funcionários de Macau na Delegação Económica e Cultural do território em Taiwan “tornou inevitável a suspensão temporária”, justifica num comunicado o Governo de Macau.

O encerramento tem efeito a partir de sábado, 19 de Junho, e uma linha aberta de 24 horas da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau vai estar activa para responder às “necessidades dos residentes” durante “a interrupção no funcionamento”, esclarece a nota governamental.

As autoridades de Macau sublinham ainda que “o Governo da RAEM agirá, como sempre, de acordo com a Lei Básica, o princípio de ‘uma única China’, assim como o princípio e política fundamental do Governo Central sobre os assuntos entre Macau e Taiwan”.

A delegação de Hong Kong em Taiwan foi suspensa a 20 de Maio. O encerramento ocorreu num momento de tensão diplomática entre o governo do centro financeiro chinês e Taiwan, depois da ilha receber alguns dos activistas que participaram nas manifestações pró-democracia de 2019 em Hong Kong.

Apesar disso, o governo de Carrie Lam, apoiado por Pequim, não apresentou na altura as razões do fecho da representação diplomática.

As relações entre Taipé e Pequim complicaram-se quando Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista, tradicionalmente hostil ao Governo chinês, subiu ao poder em Taiwan, em 2016.

Pequim considera Taiwan parte inalienável do país, mas Taipé defende a soberania nacional. Derrotados pelos comunistas em 1949, os nacionalistas do Kuomintang fugiram da China e refugiaram-se em Taiwan.


Foto de destaque: Taipé/ Carlos Gonçalves

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *