a china além da china
destaques extra muros

Mengwen Cao: A identidade na adopção inter-racial

May 12, 2021

Mengwen Cao: A identidade na adopção inter-racial

Cydney Blitzer, 19 anos, foi adoptada em Hunan, no sul da China, quanto tinha oito meses. Vive hoje com a mãe em Staten Island e estuda fotografia em Nova Iorque. Mia Rubin, 23 anos, nasceu em Maoming, China, e foi adoptada quando tinha quatro meses de idade. Cresceu no seio de uma família judia em Chicago e mudou-se para Nova Iorque para estudar moda.

Cydney e Mia dão voz e forma a I Stand Between, um projecto da fotógrafa e artista visual chinesa Mengwen Cao que explora a identidade e o percurso de um grupo de crianças asiáticas (hoje adultos) adoptadas por famílias norte-americanas.

I Stand Beween cria uma plataforma multimédia para que os adoptados transraciais asiáticos de todas as idades e origens partilhem a sua própria visão de como é navegar no espaço entre a raça e a cultura. O projecto visa desafiar a definição de autenticidade e encorajar as pessoas a abraçar os aspectos multifacetados da nossa identidade”, escreve Mengwen Cao no seu website.

Sobre a autora, pode ainda ler-se na sua página pessoal:

“Como imigrante queer, el@ utiliza o carinho e a ternura para explorar os espaços entre a raça, género e a identidade cultural. Como parte da direcção da Authority Collective e fundação da Chinese Storytellers, el@ luta para criar mais espaço para narrativas e perspectivas diversas na indústria dos media”.

Mengwen Cao nasceu em Hangzhou e vive desde 2012 em Nova Iorque, onde trabalha como editora visual do ChinaFile e gestora de projecto da Fundação Magnum. A fotógrafa tem exposto em várias mostras internacionais (Photoville, Jimei Arles e Lianzhou Foto Festival) e já viu os seus trabalhos publicados em diferentes meios de comunicação um pouco por todo o mundo (The New York Times, The Guardian, Foreign Policy, Sina)

A apresentação desta selecção de fotografias resulta de uma colaboração com o Photography of China, plataforma que olha para a China de várias perspectivas e pela lente de diferentes fotógrafos.

Pode ler mais aqui sobre Mengwen Cao.