a china além da china
breves destaques

OMS aprova vacina chinesa da Sinovac para uso de emergência

June 2, 2021

OMS aprova vacina chinesa da Sinovac para uso de emergência

Foto: Torstensimon (Pixabay)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, esta terça-feira, o uso emergencial da vacina CoronaVac (laboratório Sinovac) contra a Covid-19. Trata-se da segunda vacina produzida na China a receber luz verde da agência internacional especializada em saúde da ONU, depois do imunizante desenvolvido pela farmacêutica Sinopharm.

A validação vai permitir que as agências das Nações Unidas adquiram doses das vacinas para distribuição em países mais pobres, incluindo ao abrigo da iniciativa COVAX.

De acordo com a OMS, os dados submetidos pelos investigadores chineses revelam que a CoronaVac preveniu o desenvolvimento de sintomas de Covid-19 em metade das pessoas inoculadas. Recomendada a maiores de 18 anos, a vacina deve ser administrada com um intervalo entre duas e quatro semanas.

Não foi ainda avaliada a eficácia do fármaco em pessoas com idade superior a 60 anos, embora dados da Sinovac noutros países sugiram “que é provável que a vacina tenha uma protecção efectiva em pessoas mais idosas”.

Além das vacinas chinesas, a OMS já aprovou o uso de emergência dos fármacos produzidos pela Pfizer/Bio-n-Tech, pela AstraZeneca, pela Moderna e pela Johnson & Johnson.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *