a china além da china
breves destaques

Nova unidade policial detém quatro activistas ao abrigo da lei de segurança nacional

July 30, 2020

Nova unidade policial detém quatro activistas ao abrigo da lei de segurança nacional

Entre os quatro detidos, encontra-se Tony Chung, antigo líder do grupo pró-independência Studentlocalism.

Quatro jovens activistas de Hong Kong foram detidos, esta quarta-feira, ao abrigo da nova lei de segurança nacional. “Três homens e uma mulher, com idades entre os 16 e os 21 anos, que dizem ser estudantes, foram detidos por violarem a Lei de Segurança Nacional. São suspeitos de secessão por defenderem a independência de Hong Kong”, escreveram as autoridades policiais nas redes sociais sobre os quatro ex-membros do Studentlocalism, um grupo pró-independência, dissolvido na sequência da entrada em vigor da nova lei de segurança nacional.

Twitter da Polícia de Hong Kong

“Eles dizem que querem estabelecer a República de Hong Kong”, disse ontem à noite, numa conferência de imprensa, Li Kwai-wah, superintendente da nova unidade responsável por fazer cumprir a lei de segurança nacional. O responsável afirmou ainda que os suspeitos “anunciaram nas redes sociais o estabelecimento de uma organização que defende a independência de Hong Kong”.
Esta organização é, segundo o jornal South China Morning Post, a ‘Iniciativa Partido para a Independência’, que, nas redes sociais confirmou que entre os detidos está o antigo coordenador do Studentlocalism Tony Chung.
As quatro detenções ocorreram um dia depois de ter sido noticiado o afastamento do académico e activista pró-democracia Benny Tai da Universidade de Hong Kong. O professor de Direito, que esteve detido no ano passado por três meses, foi o impulsionador do Occupy Central, um movimento que gerou o protesto de grande escala de 2014, conhecido como a “Revolução do Guarda-Chuva”, que paralisou a cidade ao longo de 79 dias.
Este afastamento “marca o fim da liberdade académica em Hong Kong”, escreveu Benny Tai no Facebook.


Foto: Manifestações contra a Lei de Segurança Nacional, Maio 2020/ DEPOSITPHOTOS (Paul Wong Kwan)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *