a china além da china
caracteres chineses

Série caracteres: 舌 língua (o orgão)

November 3, 2017

Série caracteres: 舌 língua (o orgão)

língua_trabalhado

Ilustração: Rui Rasquinho
Supervisão: 
António Lei (李子龍)

SHÉ (pinyin) siht (cantonês, Yale) LÍNGUA (O ÓRGÃO)

舌

Outras romanizações a partir do dialecto cantonense: sit (Silabário) e sit6 (Jyutping)

 

Na sua versão primitiva, o carácter 舌 shé tinha na base o desenho do carácter 口 kǒu, “boca”, a partir do qual se estendia para cima uma língua bífida, num sugestivo paralelo com a língua de uma serpente. Com o tempo, o topo do carácter transformou-se num traço ligeiramente oblíquo, inclinado para a esquerda.

A mnemónica que sugerimos para este carácter é muito parecida com a de yán, “a fala”, já analisado nesta série. Em ambos os caracteres aparece, na sua base, o desenho de  kǒu (“boca”). Mas enquanto que em  yán o que sai da “boca” são linhas paralelas, como que sugerindo as ondas sonoras das palavras, em shé o que sai é algo de mais consistente, fazendo lembrar uma língua.

Em todo o caso, há alguma proximidade semântica entre os dois caracteres, já que ambos têm a ver com a boca. Aliás, se juntarmos a “fala”, , à “língua”, , num único carácter obtemos () huà, que significa “falar” ou a “língua” (linguagem). Analisaremos este carácter mais adiante nesta série.

É oportuno referir que em chinês “língua” (o órgão) se diz 舌头 (舌頭) shétou, ou seja o carácter  shé seguido de outro carácter. Esta é a expressão formal utilizada na linguagem escrita. Mas, no dia-a-dia, os falantes do dialecto cantonense (usado em Macau e Hong Kong) empregam outra palavra, lei, na romanização do “Silabário” de Macau (ou leih, na romanização Yale), para dizer “língua” (o órgão).

(Texto editado. Publicado pela primeira vez em Outubro de 2007, no suplemento em língua portuguesa do jornal de língua chinesa de Macau Tai Chung Pou 大眾報)

Textos relacionados:

Aqui pode ficar a saber mais sobre sistemas de romanização/transliteração da língua chinesa.

Sabe o que são radicais?

Fique a conhecer todos os outros caracteres que aprendemos até ao momento.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *