a china além da china
estante

Versos em rock’n’roll

June 29, 2017

Versos em rock’n’roll

Bruce Lou foi guitarrista de uma banda de rock’n’roll de Macau e essa experiência influenciou o seu estilo poético. Não escondendo a sua febre pela música, Bruce coloca elementos musicais em grande exposição nesta colecção. Logo a partir do título, deduzimos esse tom particular. Começamos por um dos seus poemas:

Qual é a sensação **
── em homenagem à canção Like a Rolling Stone, de Bob Dylan

viver como uma pedra rolante
saberás qual é a sensação

imagina que és uma formiga preta
pendurada no extremo de uma ladeira íngreme
ambas as mãos empurrando
uma placa de cobre
posse única da vida

o ninho onde habitavas
passa a ser chamado de “concha”
a tua vivência
sofre uma metamorfose quase real
no ser do caracol

sem lazer de moluscos
pouco orgulho possui o corpo
sem osso
sem valores negociáveis
órgãos e sangue

na hora da morte
mais escuro do que o solo
mais leve do que a areia

qual é a sensação

ao saberes que o teu ser
se espelha só
na sombra da barriga
……

saberás qual é a sensação

A expressão consagrada por Bob Dylan – “qual é a sensação” [how does it feel] – dá o nome ao poema. Este verso em repetição, como uma “metrônome” instrumental, regula os andamentos melancólicos do poema.
Começa por uma metáfora – uma formiga preta. Esta pequena existência é em si própria uma negação de grandeza e de grandes feitos. A situação precária desta criatura salienta ainda esta dimensão de pequenez. Todavia, o acto “imagina” indica que existe uma persistência consciente.
A terceira e a quarta estrofes apresentam um dilema surreal. O ambiente de vivência é mais terrível que a vivência. O ninho é tão pequeno e pesado que passam a ser designados de “concha”. A persistência tortuosa dentro da “concha” parece uma metamorfose inconsciente, com a qual o corpo perderá o lazer, o orgulho, os ossos. Os órgãos e o sangue perdem as devidas utilidades, nem sequer “valores negociáveis”. Nesse momento, uma inquietação silenciosa semeia-se.Lamentavelmente, até à hora da morte, esta sensação melancólica não deixa de estar associada ao peso (“leve”) e à cor (“escuro”).
No entanto, o poema não para por aí, tentando, antes, ultrapassar a fronteira dos sentimentos transmitidos pela metáfora. A última estrofe com uma reflexão introspectiva volta ao interior do ser – “o teu ser se espelha só na sombra da barriga”.
Colocado de forma aparentemente casual, este verso confronta, na realidade, a vida real, questionando uma vida individual, cheia de eliminações, decadência e colapso da experiência. Como cicatriz que mata, esta última afirmação espelha o sentido original do idealismo de Bruce bem como o seu espírito rock’n’roll.
Esta nobreza da música percorre em toda a colecção de Bruce Lou, na qual também se vislumbra Earnest Hemingway – “um homem pode ser destruído, mas não derrotado”.


** Tradução da autora do seguinte poema:

那是甚麼樣的感覺
──因為Bob Dylan 的「像一塊滾石」

活像一塊滾石
你就知道那是甚麼樣的感覺

當你覺得自己像一隻黑蟻
在陡坡的末端
雙手正推著一塊僅有的銅板

住的地方本來只是蟻穴
但卻被稱為蝸居
差點連自己也變作蝸牛

沒有軟體動物的悠閒
沒有骨頭的軀體沒有傲骨
沒有可供買賣的器官與血液

死去時應該比泥土更黝黑
比沙子更輕盈

那是甚麼樣的感覺

當你知道自己的存在價值
只是腹下伴隨的陰影
……

你就知道那是甚麼樣的感覺

Sobre a obra

Título

輕漫搖滾

Autor

Bruce Lou

Ano

2017

Edição

斑馬線文庫有限公司 (editora de Taiwan)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *