a china além da china
destaques muros

Huang Xiaoliang: Janela a oriente

January 26, 2021

Huang Xiaoliang: Janela a oriente

Nostalgia. Memória. As fotografias de Huang Xiaoliang lembram as fantasias de uma criança, entre jogos de sombras e silhuetas, expostas para serem interpretadas. Quase sempre num azul nebuloso e onírico, o trabalho “Janela a oriente” procura momentos de intimidade na paisagem urbana, não deixando de reflectir a visão do artista sobre o passado e o presente da China.

Sobre esta série, o artista escreveu:

“A arquitectura que aparece à nossa volta também desempenha um papel relevante ao influenciar o espaço de qualquer cidade, bem como a sua paisagem humana/ambiente. Atraiu-me a quantidade de construções de espaços de vários géneros nas cidades e vilas chinesas; os arredores transitórios a serem demolidos, ressuscitados, transferidos; os aglomerados de edifícios em construção; casas apoiadas entre velhas ruas cheias de fios eléctricos … espessos anúncios nas paredes, caixas de néon penduradas num beco sem saída. Há na China, entre essa desordem e construção, uma espécie de beleza, que não é apenas um fenómeno visual, mas que existe a partir dos vestígios de vidas ali encontrados.”

Uma nota ainda sobre o trabalho que Huang tem desenvolvido ao longo do tempo. Este está profundamente ligado a diferentes artes tradicionais chinesas, como é o caso do teatro de marionetas chinês, com origem na dinastia Han, e ainda o corte de papel, arte popular ainda hoje muito utilizada para decorar portas e janelas.

Huang Xiaoliang 黄晓亮, natural de Xiangxi, na província de Hunan, nasceu em 1985, e formou-se em Media Digital pela Universidade de Qingdao. Em 2010, o fotógrafo recebeu a bolsa Tierney, que apoia artistas emergentes na área da fotografia, e um ano depois, foi-lhe atribuído o Three Shadows Photography Award. Divide os seus dias entre Changsha (província de Hunan) e Pequim.

A apresentação desta selecção de fotografias resulta de uma colaboração mensal com o Photography of China, plataforma que olha para a China de várias perspectivas e pela lente de diferentes fotógrafos.

Pode ler mais sobre o trabalho de Huang Xiaoliang aqui.