a china além da china
cultura

China style, variações de ventos e ar, e namoro na China

June 13, 2018

China style, variações de ventos e ar, e namoro na China

Dada certa altura, quando já se tem certa idade e ainda menos paciência do que nunca se teve, o que resta é vento 风 (fēng), estilo 风格 (fēnggé), a maneira de ser. Sabido é e sabido está que dentro de uma existência milenar certas funcionalidades básicas da vida cotidiana já foram testadas, desconstruídas, remontadas e, ao permanecerem, são vento, sopro.

São gráficos ao estilo dos de Pavlov, baseados na relação entre o organismo e o ambiente. E sendo assim pragmático, é possível que poupemos uma porção de fadigas. É aproximadamente assim que os chineses ensinam aos que desejam aprender: considerar o fēnggé 风格  (estilo) como critério para se relacionar com alguém dentro de uma perspectiva de desejo, de toda a irracionalidade arrebatadora e apaixonada de juntos seguirem os acordos. A combinação que contemple a ambos, o concordar e discordar e acordarem juntos. Isso ao longo de cada dia e por dias a fio configura o acordo do contrato entendido como matrimônio.

Há variações, mas estas vão surgindo na sequência e com o vento.

Antes há espaço para as primaveras, as comidas da estação, danças e os quitutes de verão, cantorias em karaokes, jantares apimentados, brindes de ganbei 干杯 (saúde; chin chin). Há o conviver, o não se fazer nada e estar fazendo juntos. E juntos enfrentam a pressão da sociedade para assim permanecerem. Há também os que enfrentam sozinhos.

Existem distintos enfrentamentos, um para cada grupo, como o das mulheres refugo. Grupo de mulheres com mais de 30 e solteiras, consideradas por este motivo refugo, sobra. As mulheres refugo enfrentam a dificuldade por se considerar que têm atributos superiores em relação à média dos homens de sua idade: apresentam maior grau de instrução, desfrutam de salários maiores, cargos mais altos e na carreira são bem-sucedidas. São em geral filhas do capital, a outra metade que compõe o sistema de seu país de dois sistemas.

Há o grupo dos homens solteiros e muitos assim permanecerão dadas às consequências da política do filho único e o desequilíbrio de 33 milhões de homens a mais do que mulheres na China. São uma espécie de versão masculina da mulher refugo se considerado o critério da faixa etária.

No caso de apresentarem idade mais avançada, estes integram o grupo dos homens velhos virgens, o grupo daqueles que permaneceram rurais enquanto as mulheres na juventude migraram para os grandes centros urbanos e por lá se juntaram aos citadinos.

hearts_carlos goncalves
Foto: Carlos Gonçalves

O gráfico Pavlov das combinações chinesas torna-se complexo dada a relação entre organismo e o ambiente acontecer nesta geografia com a maior desigualdade demográfica entre os sexos do mundo. Trata-se de um desafio mesclar organismos em combinações para tornar o ambiente mais harmonioso quando se começa sem ar. De onde é que virá o vento?

Os grupos de lésbicas, gays, trans vão sendo despressurizados gradativamente da classificação de aberração ou de doença mental dos autos médicos, passando a serem vistos e a existirem como grupos. É também como grupo que enfrentarão as especificidades do ambiente para darem vazão ao ar vital inerente a cada um.

Celebrar o dia dos namorados na China envolve o bafo quente dos aquecedores e as temperaturas frias primaveris, em dia de querubim, de São Valentim, mesmo o Estado sendo laico. Nós por aqui, o reverso, praticamos em ares tropicais expectativas passionais em data meramente comercial.

Encontramo-nos Oriente e Ocidente nos ares, na semântica de entendimento da importância auspiciosa do prosseguir de vento em pompa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *